Post Page Advertisement [Top]

MOTOR DE RESERVAS NO GUAIRA PALACE HOTEL
A festa que a Tom Maior realizou em São Paulo nesse sábado, 25 de agosto, foi o marco para a apresentação das fantasias da agremiação para o desfile no Carnaval 2019. Foram 21 modelos apresentados, na comemoração que aconteceu no Holliday Inn Anhembi ao receber mais de 500 pessoas para uma tarde e noite bem especial.



As fantasias tornam reais os questionamentos que a Tom Maior vai trazer para a avenida em 1° de março de 2019, no último desfile do Grupo Especial da noite de sexta do Carnaval de São Paulo.

A festa que a Tom Maior realizou em São Paulo nesse sábado, 25 de agosto, foi o marco para a apresentação das fantasias...
Publicado por Tom Maior em Quinta-feira, 6 de setembro de 2018


Fantasia 1




De onde vem o Universo? Entra na passarela nossa primeira grande dúvida. De onde vem o universo? O Universo surgiu depois de uma grande explosão, como dizem as teorias do "Big Bang"? Existia somente o nada e uma fagulha fez surgir tudo aquilo que hoje está aí? Ou os planetas e estrelas foram criados por um Deus, personagem todo poderoso que fez em sete dias tudo o que conhecemos e não conhecemos?

Fantasia 2

A maior parte dos homens acredita na existência e força de Deus e, por isso, vive em dúvidas para descobrir quem é Deus e o que ele espera de nós. Estará Deus na alegria?

Para os Gregos e Romanos, o homem cultua a presença de Deus em festas e rituais relacionados aos feitos e prazeres do próprio homem. Nos templos, bosques sagrados, ou no topo das montanhas, são feitos eventos para celebrar a presença de Deus.



Bacanais festejam a herança de Baco. Nas Dionísias, o teatro e a dança celebra o deus das Artes. As Olimpíadas, festejam a força que nos foi dada pelo Deus mais importante: Zeus. Esta ala representa este importante Deus do Olimpo, o guardião dos Raios e das tempestades.

Fantasia 3

Deus é um ou são muitos? Para as religiões hindus existem milhões de deuses. Por isso, os Deuses fazem parte do dia-a-dia daquele povo, e todos têm em suas casas um altar para cultuar as divindades.



Os hindus acreditam no ciclo eterno do Karma, em que todos nós iremos reencarnar até atingir o Paraíso, chamado Nirvana. Entre estes deuses, há três especiais que regem nossas vidas: o deus Destruidor (Shiva), o Deus do equilíbrio (vishnu) e o Deus da criação: “Brahma”, que vem representado nesta fantasia.

Brahma muitas vezes é representado sentado sobre uma flor de lótus, que significa a nossa realidade, e tem nas costas quatro mãos: inteligência, ego, mente e auto-confiança.

Fantasia 4

Estará Deus na Natureza?

Para os egípcios, Deus está presente nas forças da natureza. Deus está na Luz, nas águas, nas árvores, e até no próprio homem.

Para os Egípcios, os faraós são representações de Deus na forma humana. E o maior dos Deuses para os egípcios chama-se Rà, o Deus-Sol. O sol que nos dá força e energia todos os dias. Representado também no vôo da águia, Rá é o criador do universo e também dos outros Deuses. E depois de tantos esforços, Deus chorou de cansaço. E das lágrimas de Rá, surgimos nós, os homens.



Nesta fantasia, Deus está representado pelos Raios que iluminam sua roupa e pela águia, seu animal de estimação.

Fantasia 5

Será Deus semelhante a nós? Para as religiões Afro-Brasileiras, todos nós somos descendentes dos Deuses. Por isso, nossos Orixás sempre estarão próximos a nós, e precisamos sempre pensar em agradar nosso "Orixá de Frente" e nosso "Orixá de Trás".



Os Orixás são personagens humanizados, que vivem, amam e se entristecem, como nós. Esta fantasia representa o Deus da Criação para as religiões afrobrasileiras, Oxalá.

Os filhos de Oxalá são pessoas calmas, responsáveis, reservadas e de muita confiança. Rejeitam a violência e valorizam a paz.

Fantasia 6

Depois de entender um pouco de Deus, o Homem começa a se perguntar se ele pode usar a força de Deus para conseguir o que quer. Será possível estudar os elementos da natureza e manipular a força que existe por trás deles?



Neste setor de nosso desfile, o homem encontra no misticismo a resposta para as suas perguntas. Ervas, poções e magia. O homem pode desafiar a sorte e mudar o seu destino em fórmulas mágicas. Misturando galhos e plantas, ele tenta criar receitas para curar todas as doenças ou encontrar um grande amor.

Em um grande caldeirão, bruxas fazem mágicas querendo controlar o futuro.

Fantasia 7

As cartas do tarot. Muitas pessoas acreditam que Deus tem uma voz, ainda que não se possa ouvir. Por isso, precisamos aprender as muitas formas de ouvir as vozes de Deus, para sabermos do nosso Destino e entender o que ele guarda pra nós.



Alguns videntes lêem búzios. Outros lêem os fundos dos copos de café. Outros buscam em um jogo de baralho as respostas para suas dúvidas. Esta fantasia representa uma das muitas formas de entender como a voz de Deus responde nossas perguntas: o Jogo de Tarot.

O baralho de Tarô foi criado na França e hoje faz parte da cultura de muitos países, e cartomantes do mundo todo buscam nas suas cartas respostas para todas as perguntas.

Fantasia 8

Não tem como falar de misticismo sem falar do povo cigano. Os ciganos levam muito a sério suas tradições e transmitem de pai para filho os conhecimentos que têm sobre a natureza e a magia.

Este povo de espírito viajante se espalha pelo mundo em acampamentos, aprendendo os segredos místicos de cada lugar antes de seguira diante.



Cartas, dados, linhas nas palmas das mãos. De cada lugar é possível extrair respostas e buscar conhecimento. Nossos e nossas passistas vêm representando este povo místico e sensual.

Fantasia 9

Surgem então os profetas. Seres iluminados que conseguem ouvir a voz de Deus para encontrar o futuro da humanidade.



Nesta fantasia representamos o mais famoso dos profetas: Nostradamus. 

Nostradamus previu diversos acontecimentos da história do mundo, como a primeira guerra mundial, a morte de John Kenedy e até da princesa Diana. 

A fantasia traz uma representação do profeta, com o “Olho da providência”, símbolo místico usado por diversas sociedades secretas. 

Fantasia 10

O homem sempre se mostrou intrigado com a Lua. Sua influência sobre as marés, sobre os nossos cabelos ou mesmo sobre o nosso destino. Coisas misteriosas acontecem nas noites de lua cheia.



Em luas minguantes, nossos pensamentos ficam mais firmes. Os amores que nascem nas noites de lua crescente têm mais chances de dar certo. 

Fantasia 11

Com a evolução do pensamento, o homem começa a desafiar o próprio misticismo. Ele então acredita que pode usar a ciência para entender a natureza e o raciocínio para se tornar ele próprio o criador. Pensar é existir, criar, e com esse pensamento surgirão os cientistas. 



O quarto setor de nosso desfile vem homenagear os grandes pensadores. Homens que foram visionários e souberam fazer as perguntas certas para a humanidade prosperar. 

Começamos com Galileu Galilei. Ele é um dos fundadores da ciência moderna. Um de seus questionamentos mais importantes foi o fato de a terra girar em torno do sol, e não o contrário, como pensavam todos daquela época. 

Fantasia 12

Pintor, desenhista, escultor, arquiteto, astrônomo, engenheiro... Leonardo Da Vinci foi tudo o que se pode imaginar. Um homem completo e inteligente, grande pensador da humanidade que questionou diretamente alguns dos nossos maiores enigmas. 



Observando o vôo dos pássaros, passou a sonhar em criar meios de o próprio homem poder voar também. Seus esboços e rascunhos científicos são a fonte de inspiração desta fantasia. 

Fantasia 13

Estão chegando os alquimistas. A Alquimia é uma ciência antiga que buscava conciliar todo o conhecimento do homem em busca da famosa “pedra filosofal”, que transforma tudo em ouro, traz a vida eterna e cura todos os males. 



Químicos, físicos, astrólogos, todos se uniram na alquimia para buscar as respostas. Entre os mais famosos Alquimistas está Isaac Newton, que desenvolveu a chamada “Teoria da Gravidade”, questionando nossa relação com o próprio planeta terra. 

Tubos de ensaio e elementos químicos compõem esta fantasia em homenagem a Newton e os Alquimistas.  

Fantasia 14

Chegamos ao século XX para homenagear um dos mais importantes pensadores da história da humanidade: Albert Einstein. O gênio alemão desenvolveu a “teoria da relatividade” e criou a base da ciência que temos hoje.



Foi o simpático cientista que iniciou o estudo dos átomos, representados nas armações e estruturas desta fantasia.

Fantasia 15

Não foram apenas os cientistas que questionaram nossas crenças e nos fizeram sonhar com o futuro inimaginável. Os artistas também fizeram isso, criando na arte as sementes de nossa curiosidade.



Júlio Verne, um famoso escritor, vem representado nesta fantasia. Júlio imagino o submarino, extra terrestres e até uma viagem ao centro da terra. 

Um de seus livros mais famosos começa com uma curiosa pergunta: É possível usar o conhecimento do homem para fazer uma façanha inimaginável, como dar “A volta ao mundo em oitenta dias?”.  

Fantasia 16

Mas a ciência não trouxe todas as respostas. A cada nova descoberta, outras duas perguntas surgem. No imaginário do homem, infinitas questões ainda continuam existindo. Fazem o homem seguir se questionando e navegar no seu imaginário em busca do inimaginável. 



Neste último setor, nossa escola falará das perguntas que ainda seguem sem resposta. Vamos buscar os nossos sonhos, que nos movem e nos fazem seguir perguntando. 

É possível viajar no tempo? Conseguiremos um dia visitar o passado ou encontrar nossos bisnetos no futuro? Seremos navegadores do tempo ou tudo isso não passa de um sonho de poetas? 

Fantasia 17

O homem segue se perguntando se existe vida fora da terra. 

Cientistas e pesquisadores dedicam suas vidas a construir foguetes e naves espaciais para visitar outros planetas e estrelas. Tentar fazer contato com novas formas de vida.



Existem extraterrestres? Como serão eles? Se parecem conosco ou são homenzinhos verdes, de formas diferentes?  

Fantasia 18

O que nos torna diferentes dos outros animais? O homem acredita que é um ser completamente superior, mas será que somos mesmo mais evoluídos que nossos primos, Macacos? 



Cientistas pesquisam nosso DNA e descobrem que no fundo somos muito parecidos até mesmo com as moscas. Então, o que nos faz ser um ser pensante? O que faz o homem tão especial na odisseia da criação? 

Fantasia 19

No fim, o que nos espera? Haverá vida após a morte? Somos apenas um corpo ou dentro de nós está guardado um espírito? Talvez estas sejam as perguntas mais inquietantes de nossa história. Todos temos medo e curiosidade enquanto nos aproximamos do dia em que deixaremos este mundo. 



O que há depois? Esta fantasia, chamada “Seres de Luz” representa uma das possíveis respostas a esta pergunta. Nossa alma vira fantasia na avenida para encerrar o nosso desfile. 

Fantasia 20

Em 2019 nossas baianas virão no primeiro setor do desfile, em meio aos questionamentos sobre a origem do Universo.



As baianas vestem a fantasia chamada “Que se faça a luz” e vêm representando a criação do Sol, para iluminar nosso universo. 

Nas cores de nossa escola, nossas baianas irão girar para saudar a criação e iluminar a passarela com seus sorrisos e alegria. 

Fantasia 21

Diretamente de Asgar, a cidade dos deuses, chega o Deus-Guerreiro: Odin. Em 2019, a bateria Tom 30 de Mestre Carlão virá representando o Deus maior dos Vikings, os temidos guerreiros dos mares. 



Odin é um caçador de dragões que lidera seu povo montado em um cavalo de oito patas. Mas Odin, como todos nós, também busca o conhecimento. E as lendas sagradas dos vikings contam que Odin bebeu do lago mágico para conseguir todo o conhecimento da humanidade.

É com a força de Odin que nossa bateria virá em busca do nosso objetivo maior, o título do carnaval 2019. 



TOM MAIOR EM 2019

Em 2019, a escola de samba Tom Maior vai defender o enredo: “Penso. Logo existo. As interrogações do nosso imaginário na busco do inimaginável”, desenvolvido pelo carnavalesco André Marins, que assina pela primeira vez um enredo autoral.




ACESSE AQUI O ENREDO DA TOM MAIOR PARA O CARNAVAL 2019

Eu tinha essa vontade de brincar com o imaginário do público. Quero que eles entendam os ‘porquês’ das coisas”, conta o carnavalesco André Marins.



O enredo navega pelos principais questionamentos do homem, como “De onde viemos?”, “Para onde vamos?” e “Quem é Deus?”. Além disso, aborda a curiosidade e sede de conhecimento na relação entre mundo e humanidade, passando do misticismo até as grandes invenções saídas da mente questionadora de grandes cientistas.

Bottom Ad [Post Page]

MOTOR DE RESERVAS NO GUAIRA PALACE HOTEL