Criança "recria" desfile 2018 da Tom Maior

O espetáculo produzido por milhares de pessoas no desfile do Carnaval e também em um 1 ano de produção é algo muito grandioso aos olhos de espectadores. Mas o espetáculo produzido por uma criança de 7 anos com papéis, copos descartáveis, caixas e muita criatividade, chega a ser tão tocante quanto o desfile no Sambódromo do Anhembi.

Talib durante sua recriação do desfile da Tom Maior no Carnaval 2018. Foto: Divulgação

Essa constatação aconteceu depois do vídeo que Marcella Senna postou em sua rede social onde uma criança, ao som do samba-enredo da Tom Maior, "recriou" o desfile de 2018. Diante da surpresa com o vídeo fomos em busca do "pequeno carnavalesco".


Aí você recebe um vídeo de uma criança de 7 anos montando o desfile da Tom Maior de 2018, dizendo que ele ama esse samba. Olha que coisa mais Linda. Esse é o Futuro...
Publicado por Marcella Senna em Domingo, 20 de janeiro de 2019

A criança do vídeo é o Talib Amani Nazário de Oliveira, de 7 anos, que está cursando o 2º ano em uma escola no Perus. Falamos com o pai dele, que gravou o vídeo. 

Talib e seus carros alegóricos. Foto: Divulgação


"A recriação, a ideia foi toda dele. No início ele começou a picar papéis e colocar no chão, eu perguntei o que era aquilo e ele disse que estava brincando de desfile, então pensamos em melhorar essa brincadeira construindo carros e cortando papéis coloridos", falou o pai Jorge Franco. 

A "brincadeira" aconteceu em julho de 2018, quando o pai colocou o a transmissão do desfile na TV e o Talib começou "a montar do desfile no chão da casa". Mas antes disso, o encantamento do menino com o carnaval começou quando ele assistiu, no Sambódromo, aos desfiles das escolhas do Grupo de Acesso e aos vídeos dos desfiles das escolas do Grupo Especial.

Alegorias e o desfile da Tom Maior recriados pelo Talib. Fotos: Divulgação


"Ele tem um tablet e acessa muito o YouTube, onde começou a pesquisar os desfiles dos grupos especiais. Foi quando se apaixonou pelo samba-enredo da Tom Maior. Ele gosta também do vídeo onde os intérpretes cantam na concentração", comentou Jorge.

Concentração e largada da Tom Maior no desfile da Tom Maior no Carnaval 2018



Desfiles vistos, vídeos revistos... 
Criatividade aflorou!

"Ele é muito criativo. Claro que com nosso incentivo, damos muita liberdade para sua criação e suas ideias. Ele tem as ideias e nós disponibilizamos os materiais para que ele coloque em pratica. No momento do vídeo ele estava na minha casa, brincando de desfile de carnaval no qual eu colocava o vídeo para gerar o ambiente carnavalesco e para ele ter noção do tempo de desfile e colocar toda sua escolinha na avenida", lembrou o pai.

Porém a felicidade do momento lúdico gravado teve um fim, já que algumas das obras e peças produzidas pelo garoto foram perdidas por conta de uma inundação. "O vídeo foi gravado em julho de 2018. Infelizmente nós perdemos os carrinhos alegóricos na última chuva que castigou Perus. Graças a Deus nossa casa não foi inundada, mas tudo que estava em nosso quintal foi levado", comentou Jorge.

Talib com os pais. Foto: Divulgação

Família da Tom Maior?

"Nunca fomos na Tom Maior! Começamos a conhecer um pouco mais da escola de tanto que ele assistia no YouTube", assegurou o pai e o que deixou a reportagem da Tom Maior mais tocada com a história do mini-carnavalesco, fã da Tom Maior.

O pai gosta da Tom Maior, mas a reação dele no vídeo deve ser devido à energia do filho e às tantas vezes que ele teve de ouvir o Talib entoando o samba-enredo de 2018 da Tom Maior.



Essa "falta de contato físico e rotineiro" com a Tom Maior torna a simpatia do Talib muito mais genuína. "Sensacional! É o tipo de emoção genuína que move quem ama o Carnaval. É o Carnavalesco/Diretor de Carnaval mais jovem que eu já vi", falou o diretor de Carnaval da Tom Maior, Yves Alexeiv. 

O diretor da Tom Maior colocou em palavras e expressões o que todos da escola sentiram e reagiram ao ver o vídeo, somados a outras dezenas de reações e comentários de internautas.

"Me deixa abismado, nesse vídeo, a noção de uma criança tão pequena da organização de uma Escola de Samba. A distribuição das formas e cores, a criatividade da Alegoria, a preocupação em identificar o “Abre Alas”, tudo muito organizado", comentou Yves.

E o Carnaval 2019, hein Talib?



Os "espíritos" do carnaval e da brincadeira do Talib tem algo de muito verdadeiro. "Não é a vaidade, não é uma mera disputa de campeonato... É a mistura de sensações causadas pelas formas, cores, sons e pessoas", garantiu o diretor da Tom Maior.

Compartilhe:

Postar um comentário

 
Copyright © Tom Maior. Designed by OddThemes