Terminou nesse 29 de julho de 2019 a data para a entrega dos sambas-enredos para Tom Maior apreciar e escolha no projeto "É coisa de preto" para o Carnaval 2020. Foram 21 sambas inscritos que exaltam a importância de negras e negros na construção do Brasil, cultura e identidade de nação.



São sambas "Que mostram em verso e melodia o que é “Coisa de Preto”, de Ruth se Souza a Machado de Assis. De Carolina Maria se Jesus a Luís Gama", nas palavras do diretor de Carnaval Judson Sales.

No dia 17 de junho, os compositores de sambas-enredo participaram de uma reunião na Tom Maior para a explanação do enredo da escola que receberá as trilhas tem até o dia 29 de julho para a decisão final.


"É Coisa de Preto" é um enredo afirmativo, que mostra que a contribuição de negros e negras para a formação de nossa nação vai muito além do estereótipo. Nosso desfile mostrará como os africanos se tornaram afro-brasileiros e trouxeram sua contribuição não só física, mas (principalmente) intelectual no desenvolvimento de nossa sociedade. Líderes, estudiosos, escritores, poetas, artistas populares e eruditos, transgressores sociais... Personagens que o preconceito insiste em ofuscar de nossa história, mas que devem ser trazidos aos holofotes para o devido reconhecimento, e também para inspirar as novas gerações.




A partir da subversão de uma expressão racista, mostramos que "Coisa de preto", "serviço de preto", "arte de preto" na verdade são alguns dos pilares essenciais de nossa sociedade, escancarando que ignorante é quem desconhece a verdadeira importância de negros e negras em nossa história.


"Nossa diretoria vai ter um bocado de trabalho esse ano pra escolher nosso hino do carnaval 2020, e isso é muito bom", disse Judson depois do recebimento dos sambas.

"Que alegria termos um desafio tão grande como esse: escolher entre um grande números de obras de alta qualidade, nosso hino para o Carnaval 2020. A Família Vermelho e Amarelo agradece aos compositores que estão nos ajudando a criar um espetáculo inesquecível. Boa sorte a todos! Em breve mais informações", finalizou a escola.

Comente

Postagem Anterior Próxima Postagem