Formatura da bateria Tom 30 acontece nesse domingo

Formatura da bateria Tom 30 acontece nesse domingo

Depois de mais de 5 meses de aulas na bateria Tom 30, acontece nesse domingo 1ยบ de setembro de 2019 a formatura na temporada de wokshops e aprendizado dos mais de 100 participantes. Os mais aptos receberรฃo certificados.



"Gostarรญamos de agradecer a todos os participantes deste mรณdulo. E dizer que no prรณximo ano estaremos novamente aguardando vocรชs", falou o Mestre Carlos Alves.

A aula e a formatura acontecem na Fรกbrica do Samba, na Av. Dr. Abrahรฃo Ribeiro, 740, Sรฃo Paulo, a partir das 17h atรฉ 20h.



Localizaรงรฃo da Fรกbrica do Samba





Centenas de pessoas participam das aulas da Tom 30. Cada um escolheu entre cuรญca, chocalho, caixa e repique para o aprendizado com grupo especรญfico ao instrumento e tambรฉm com toda a bateria formada. Nas รบltimas aulas, os participantes tem sido instigados a executarem os conhecimentos jรก adquiridos em testes cada vez maiores com a bateria formada.




Por que a bateria da Tom Maior
chama-se Tom 30?


A trinca de notas 10 recebidas pela bateria da Tom Maior no ano de 2013 foi o que deu origem a Tom 30, nome dado pelo antigo presidente da escola Marko Antonio da Silva, falecido em 2011.

Sob o comando do Mestre Carlรฃo, o grande nรบmero de ritmistas jovens e a cadรชncia sรฃo os destaques da bateria. “A Tom 30 รฉ muito cadenciada por conta do seu andamento 146, afinaรงรฃo e o entrosamento dos naipes”, explica o mestre.
ร‰ coisa de preto

"ร‰ Coisa de Preto" 

รฉ um enredo afirmativo, que mostra que a contribuiรงรฃo de negros e negras para a formaรงรฃo de nossa naรงรฃo vai muito alรฉm do estereรณtipo. Nosso desfile mostrarรก como os africanos se tornaram afro-brasileiros e trouxeram sua contribuiรงรฃo nรฃo sรณ fรญsica, mas (principalmente) intelectual no desenvolvimento de nossa sociedade. Lรญderes, estudiosos, escritores, poetas, artistas populares e eruditos, transgressores sociais... Personagens que o preconceito insiste em ofuscar de nossa histรณria, mas que devem ser trazidos aos holofotes para o devido reconhecimento, e tambรฉm para inspirar as novas geraรงรตes.



A partir da subversรฃo de uma expressรฃo racista, mostramos que "Coisa de preto", "serviรงo de preto", "arte de preto" na verdade sรฃo alguns dos pilares essenciais de nossa sociedade, escancarando que ignorante รฉ quem desconhece a verdadeira importรขncia de negros e negras em nossa histรณria.