A doação de sangue é algo sempre necessária, mas nesse momento se torna algo entre família. Nosso diretor de Carnaval, Yves Alexeiv veio nas redes sociais levantar a necessidade de sangue a qual passa seu pai Creso Alberto Chaves. Os doadores podem se encaminhar até a Rua Castro Alves, 131, indicando que a doação é para o paciente que está no QUARTO 211.




Estoque de sangue está crítico

Em 22 de setembro de 2019, os estoques de sangue dos tipos O negativo, O positivo, B negativo e B positivo estavam baixos ou críticos. Somente as tipagens de sangue AB e A estavam em números satisfatórios.







A chegada do fim do ano e também o quadro epidêmico de sarampo e outras doenças com a consequente vacinação tem provocado uma severa queda na doação de sangue. De acordo com a fundação Pró-sangue, as pessoas que tomaram a vacina contra o Sarampo deverão aguardar 28 dias para realizar a doação de sangue.

"Assim, os que tiverem a intenção de doar e já foram vacinados devem verificar a data da imunização antes de comparecer em um dos postos de coleta da Pró-Sangue. Os que ainda não se vacinaram, doem sangue primeiro e vacinem-se depois", comentou a fundação.



Doação de sangue

Na triagem de doadores, a Fundação Pró-Sangue obedece a normas nacionais e internacionais. O alto rigor no cumprimento dessas normas visa oferecer segurança e proteção ao receptor e ao doador.

Abaixo estão listados os requisitos básicos e alguns dos principais impedimentos temporários e definitivos para doação de sangue. No entanto, esta lista não esgota os motivos de impedimentos para doação, de forma que outras informações prestadas por você durante a triagem clínica serão consideradas para definir se está apto para doar sangue nesse momento.

Requisitos básicos

» Estar em boas condições de saúde.
» Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização).
» Pesar no mínimo 50kg.
» Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
» Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
» Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).


Yves Alexeiv

Yves Alexeiv é diretor da Tom Maior e desde 2018 assumiu a diretoria de Carnaval, depois de anos dedicados ao departamento de Harmonia. 

Yves Alexeiv em imagem feita no desfile 2017, quando era diretor de Harmonia.

Na noite desse 21 de setembro, durante uma visita da Tom Maior à Escola Leões da Zona Oeste, um desafio foi lançado rumo a conquista de muitos doadores de sangue entre agremiações. O diretor da Tom Maior, Yves Alexeiv em um video-selfie chamou os integrantes de outras harmonias para o desafio que contabilizará quem conquistou mais doadores de sangue nas instituições como a Pró Sangue até o fim de novembro.




Os "desafiantes" vão, no fim de novembro, pedir para os desafiados apresentarem os termos de doação de sangue para mensurar e identificar a agremiação ganhadora. Depois disso, os grupos reunirão para um encontro festivo a ser agendado. Essa mobilização está batizada de "Sangue nesse desafio", conclama as comunidades desafiadas ou não e também a população.




Doar sangue é um ato de solidariedade. Cada doação pode salvar a vida de até quatro pessoas e entre elas está o senhor Creso Alberto, mais um integrante da nossa família vermelho-amarela.

Comente

Postagem Anterior Próxima Postagem