O dia do samba é 2 de dezembro e nesse dia a Tom Maior lançou uma postagem nasredes sociais para os internautas indicarem 5 sambas da agremiação para lançarmos uma post especial na data.

Adicionar legendaIntegrantes da Tom Maior durante ensaio para edições do Carnaval. Foto: Sasp

Foram mais de 40 participações e a playlist foi montada com os sambas dos Carnaval de 2005, 2016, 2017, 1997 e 2019, mas não poderíamos esquecer também do Hino Exaltação da Tom Maior.



Samba da tom Maior para o Carnaval 2020

A Tom Maior apresentou o samba para o Carnaval 2020 no dia 19 de agosto de 2019. A obra escolhida é assinada pelos compositores Gui Cruz, Rafael Falanga, Vitor Gabriel, Portuga, Imperial, Elias Aracatio, Luciano Rosa, Reinaldo Marques, Marçal e Willian Tadeu.

“Qualquer um dos sambas finalistas que escolhêssemos teria perfeita condições de nos representar neste Carnaval. Prevaleceu a preferência da maioria dos departamentos”, explica a presidente Luciana Silva.

A dirigente enalteceu a participação dos compositores no concurso deste ano, que teve 21 sambas inscritos na disputa. “Com certeza nossa comunidade está muito feliz com a decisão e ciente de que temos uma grande obra para 2020”. No próximo ano, a escola vai defender o enredo "É Coisa de Preto”.

Origem do Dia do Samba

O Dia Nacional do Samba não é uma data comemorativa oficial e foi aprovado como lei estadual do Estado da Guanabara (atual município do Rio de Janeiro), através da Lei n° 554, de 27 julho de 1964.

Na Bahia, também havia um projeto de lei, de 1963, que pretendia instituir o Dia do Samba. Já considerando a sua aprovação, o projeto declara que as comemorações da data nesse ano homenageariam Ary Barroso, compositor brasileiro, autor de "Aquarela do Brasil", entre outras canções.

É possivelmente por esse motivo que se passou a divulgar a ideia de que a data seria uma homenagem ao sambista.

Assim, embora o Dia Nacional do Samba não seja oficial, a sua comemoração é conhecida nacionalmente.

Vale lembrar que existem variações do samba com outros estilos músicas. Entre eles, o que se destaca é o Samba Rock, o Samba enredo, o Samba pagode, o Samba carnavalesco, o Samba de gafieira e etc.

Comente

Postagem Anterior Próxima Postagem