O samba-enredo da Tom Maior para o Carnaval 2020 foi lançado no dia 19 de agosto e numa festa todos conheceram a obra 'É coisa de preto'. Mas, além do samba que dá ritmo e som do Carnaval 2020 da agremiação, a família vermelho-amarela teve a revelação de que uma voz feminina estaria no grupo musical. A voz tem nome: Mayara Costa. Com candura e força, ela canta nosso samba afirmativo.



"Quando li o enredo, achei de uma grandeza, além de nos levar aos debates cotidianos necessários para muitas mudanças, muitas conquistas que ainda precisam ser alcançadas, ele nos enaltece. Já vi vários enredos referentes, mas que o pesar das dores, se sobressaíam. Você falar do Negro, com o orgulho, reviver todos os méritos das coisas de Preto que estão por toda parte, social, cultural, política ... a gente poder Gritar, afirmar, que Sim é coisa de Preto é libertador!", exclamou Mayara Costa.

A cantora paulistana Mayara Costa, 25 anos, se lançou na música  através dos laços íntimos com o samba criado dentro de casa, do terreiro de candomblé de sua avó e das folias de cada fevereiro de sua vida, sendo parte integrante e desde criança da Escola de Samba Unidos de Santa
Bárbara. 

Mayara junto a outros componentes do grupo musical da Tom Maior. Foto: Divulgação


Aos 19 anos ingressou nas Rodas de Samba e segue em ritmos  diversos da música espalhando o som e o sorriso cativante pelas casas do  ramode São Paulo e Rio de Janeiro. Em 2019, chegou a vez da Tom Maior tê-la na família para esse Carnaval 2020.

"Fui chamada, pela parceria do samba campeão 2020, pra gravar uma versão do mesmo, na época ainda concorrente. Pra minha surpresa a diretoria da escola gostou e me chamou pra apresentá- lo a comunidade. Logo depois fui convidada a integrar a ala musical, aceitei com prazer, pois desde o início fui muito bem recebida pelos integrantes da escola, e daí se deu esse lindo casamento!", contou Mayara.

Momento em que Mayara Costa apresenta o samba



Apesar de todo tom afirmativo e com questões contemporâneas vivido pelo povo brasileiro, sobretudo o negro, Mayara garante que não tem sentido pressão nesse hino de exaltação a esse povo, mas sabendo da carga que o samba e enredo tem.

"Vou confessar, que pensei que ficaria mais tensa, ansiosa. Mas está acontecendo tudo de uma maneira bem leve. Procurei um acompanhamento técnico, me oriento pra conseguir contribuir com o melhor, faço minhas rezas, tomo meus preparos, peço força pro meu cavalo, paz pro meu espírito e tudo resolvido!" 

Mayara Costa e Bruno Ribas durante gravação do samba. Foto: Divulgação 


Companhia para um desempenho exitoso, ela e todos terão na ala musical da Tom Maior nesse carnaval 2020. O grupo conta com dezenas de pessoas para o samba do desfile e tem ainda o Bruno Ribas, que desde 2017 é a voz dos sambas da Tom Maior. "É um constante aprendizado, tanto na questão profissional, quanto pelo ser incrível que ele é. Fico atenta à tudo, tá queridooooo!", Mayara repetindo uma exclamação do Bruno Ribas.

Clipe da Tom Maior para o Carnaval 2020



É coisa de preto

Em 2020 a Tom Maior apresentará o enredo: “É coisa de Preto”, quando será a segunda escola a desfilar na sexta-feira, dia 21 de fevereiro, no Sambódromo do Anhembi, pelo Grupo Especial paulistano.

"É Coisa de Preto" é um enredo afirmativo, que mostra que a contribuição de negros e negras para a formação de nossa nação vai muito além do estereótipo. Nosso desfile mostrará como os africanos se tornaram afro-brasileiros e trouxeram sua contribuição não só física, mas (principalmente) intelectual no desenvolvimento de nossa sociedade.





Líderes, estudiosos, escritores, poetas, artistas populares e eruditos, transgressores sociais... Personagens que o preconceito insiste em ofuscar de nossa história, mas que devem ser trazidos aos holofotes para o devido reconhecimento, e também para inspirar as novas gerações.

Finalizando, Mayara Costa encara o desafio de colocar em forma de música, os desafios e glórias de milhões de brasileiros. 'É especial, prazeroso, encorajador, por que não é só por mim, canto por nós, pelas guerreiras que me possibilitaram estar aqui e por todas as outras que precisam estar onde quiserem! Me faz muito feliz" garantiu.


Comente

Postagem Anterior Próxima Postagem